Ritos Mortuários - Encaminhamento
1ª Aula
Para iniciar esta aula, sugere-se que o professor já tenha apresentado, em outras aulas, o conceito de Ritos e Rituais no Ensino Religioso. O professor iniciará a aula falando aos alunos que o tema será sobre Rituais Mortuários e a forma como as diferentes religiões lidam com o culto aos mortos. Para a mobilização dos alunos, o professor pode mostrar a imagem da máscara mortuária do Faraó egípcio Tutankamon:
Na sequência, o professor pode iniciar as seguintes indagações com:
- Que imagem é essa?
- Qual era a finalidade das máscaras mortuárias de acordo com as tradições egípcias?
Depois das indagações dos alunos sobre a imagem vista e das explicações do professor, a aula deve continuar com os seguintes questionamento:
- Vocês sabem o que é um rito? Podem citar exemplos?
Durante as intervenções dos alunos sobre o que são ritos, o professor deve destacar os rituais mortuários ou funerários que são cerimônias de despedida e homenagem a alguém que falece, sempre questionando os alunos sobre o que eles conhecem sobre esse assunto. Nesse momento o professor pode lançar a seguinte pergunta:
- Já participaram de algum rito mortuário?
Após os questionamentos e explanações dos alunos, o professor pode escolher entre utilizar a TV Multimídia, imprimir e entregar uma cópia para cada aluno colar no caderno, ou passar no quadro, a seguinte explicação sobre a organização dos ritos fúnebres e sua relação com o período histórico e com a cultura de cada povo:
Texto:
Os rituais funerários que hoje se praticam, como no caso do velório realizado pelos cristãos, estão baseado em crenças e costumes dos tempos primitivos, onde os seres humanos acabaram incorporando no subconsciente estes ritos e costumes e a modernização foi transformando-os com o passar do tempo. Os Ritos Fúnebres estão dividido em duas grandes épocas:1. A primeira baseada no temor, onde todos os riscos estavam vinculados a crença de que se estas cerimônias não agradassem aos defuntos, estes ficariam na terra e não poderiam descansar na eternidade.2. A segunda baseada no sentimento de que todos os ritos e cerimônias eram para honrar o ente querido. |
Notícia: O Corpo Fala – Ritos Mortuários |
Para tornar mais clara a explicação, entregar uma cópia impressa e ler com os alunos a notícia "O Corpo Fala – Ritos Mortuários".
Após a leitura, pedir aos alunos que respondam as questões abaixo em uma folha, para, posteriormente, entregar ao professor.
- Do que trata a pesquisa?
- A pesquisa revelou o que os cientistas já esperavam quanto aos ritos mortuários? Por quê? “Com base nessas descobertas, segundo o cientista, será possível estabelecer um novo quadro regional para as práticas mortuárias na América do Sul durante o Holoceno inicial, caracterizado não pela simplicidade dos enterros, como se imaginava, mas pela sofisticação dos ritos funerários, como foi comprovado pela manipulação do corpo pelos grupos que habitaram Lagoa do Santo.” (Trecho do texto O Corpo Fala – Ritos Mortuários)
- A partir da leitura, identifique a diferencia entre os termos “simplicidade” e “sofisticação”. Nos velórios atuais, na nossa sociedade, eles são baseados em um sentimento de temor ou de honra?
Ao fim dessa primeira aula, o professor deve recolher as respostas dos alunos para verificar se eles compreenderam o que foi discutido até aqui, e, caso se perceba fragilidade, deve-se retomar o conteúdo na próxima aula.
2ª Aula
Trecho de Filme: A Partida |
Se o professor, a partir da leitura dos textos produzidos na aula anterior, constatar a necessidade de retomar o conteúdo, poderá fazê-lo a partir da apresentação do trecho de filme "A Partida".
Depois da retomada, apresentar para os alunos o vídeo Rito Mortuário Hinduísta.
O professor pode explicar que o rito realizado na cultura hinduísta acontece de acordo com as crenças daquela sociedade e que as diferenças entre os ritos acontecem em função do que determinada cultura acredita e dá significado.
Depois, através das questões a seguir, o professor provocará os estudantes a fazerem comentários sobre o vídeo assistido.
- Qual será a intenção dos indianos de queimarem seus mortos?
- Por que somente homens estão carregando e arrumando o corpo para a cremação?
- Qual será o sentido da cremação ser feita às margens do rio?
Depois da discussão sobre o vídeo, propor as seguintes problematizações:
- De acordo com esse ritual, será que podemos dizer que todas as religiões tratam dos mortos da mesma forma?
- Quais as semelhanças e quais as diferenças entre o ritual visto no filme e os realizados na nossa sociedade?
- Será que existem outras formas ritualísticas de dizer adeus aos mortos?
Espera-se que os alunos debatam o assunto sobre como as religiões tratam seus mortos, compreendendo que os ritos fazem parte dos costumes culturais de cada sociedade, e que as questões acima tragam mais dúvidas sobre outras formas de se dizer adeus aos mortos. A partir destas dúvidas o professor pode propor uma pesquisa para a terceira aula.
3ª Aula
O professor deverá levar seus alunos ao laboratório de Informática e retomar as questões levantadas na aula anterior, sugerindo que os próprios alunos façam uma pesquisa sobre Ritos Mortuários nas diferentes religiões.
Sugere-se que o professor divida a turma em cinco equipes e distribua uma religião a ser pesquisada para cada uma delas (Islamismo, Budismo, Candomblé, Xamanismo e Cristianismo) e que disponibilize um roteiro de pesquisa onde os alunos deverão seguir os seguintes passos:
1) Procurar sites que falem sobre a religião indicada pelo professor.
2) Indicar quais são os Ritos Mortuários utilizados pela religião.
3) Descobrir quais são os símbolos e seus significados no ritual funerário da religião pesquisada.
4) Formular cartazes explicativos sobre o material pesquisado para apresentar aos colegas das outras equipes.
Sugestões de sites para pesquisa:
INSTITUTO Cultura Árabe.
PORTAL Dia a Dia Educação.
PROJETO Orientalismo. Um Buda para os romanos.
REVISTA Espaço Acadêmico.
MUNDO Estranho.
XAMANISMO.
5) A aula termina com a socialização da turma acerca dos materiais apresentados após a pesquisa.
Dê sua opinião |
Envie sua aula |