Disciplina - Ensino Religioso

Festas Sagradas - Encaminhamento

1ª Aula

Iniciar a aula com uma "tempestade de ideias" a partir da seguinte questão: “Quais festas religiosas vocês conhecem?”

Para saber mais sobre a tempestade de ideias (Brainstorming) acessar os links.


Icone links externos
Tempestade de ideias no ensino

Icone links externos
Significado de Brainstorming

Icone links externos
Brainstorming



O professor anota no quadro todas as possíveis contribuições dos alunos. Assim que cessarem as contribuições, o professor agradece, mas ressalta que as festas citadas, por serem do conhecimento da maioria da sala, não serão as estudadas, visto que é necessário que eles conheçam culturas diferentes das que eles estão inseridas. Note que é importante que o professor tenha discernimento nesse momento para escolher ou excluir determinadas festas citadas pelos alunos. Caso haja na sala alunos com conhecimentos distintos dos demais, vale a pena analisar se a festa sugerida por ele não seria de interesse da turma. Assim que todos tiverem dado suas contribuições, a aula continua com o professor orientando os alunos sobre a realização de uma pesquisa sobre Datas Comemorativas Religiosas e sugerindo aos alunos que façam pesquisas sobre as seguintes festas:


Para maior entrosamento entre os alunos, sugere-se que o professor divida os alunos em cinco equipes e que cada uma delas faça a pesquisa sobre quatro festas a serem escolhidas por eles a partir da listagem feita pelo professor. Lembrando que o professor tem total autonomia para selecionar outras festas que julgar apropriadas ao contexto em que leciona.

A pesquisa deve conter os seguintes passos:

  • Nome da festa.
  • Local onde ela se realiza (país, região, cidade, etc.).
  • Fatores que contribuíram para dar origem a realização da festa.
  • Como ela é comemorada pelas pessoas.
  • Qual a importância religiosa da festa para a sociedade que a realiza.


2ª Aula

Na segunda aula o professor leva seus alunos para o laboratório de informática onde os alunos, que já foram orientados na aula anterior, farão suas pesquisas. Neste momento o professor será um orientador de pesquisa, contribuindo com os alunos no que for necessário. Todo o material da pesquisa deve ser entregue ao professor por escrito para que este possa contribuir durante a apresentação dos alunos posteriormente. Todo material também poderá ser utilizado nas próximas atividades, por isso é importante que sejam armazenados em pen-drive ou outra mídia.

Indicação de sites para pesquisa:

Calendário Sagrado  Acesso em: 29 nov. 2013.
Biblioteca Virtual Acesso em: 29 nov. 2013.
Brasil Escola  Acesso em: 29 nov. 2013.
History Acesso em: 29 nov. 2013.

Ao final das pesquisas o professor informa que o tema será retomado na próxima aula.


3ª Aula

Iniciar a aula entregando aos alunos o material da pesquisa corrigido.

Na sequência, o professor seleciona uma festa de cada grupo e pede que os alunos se imaginem como membros da comissão organizadora de uma festa religiosa que tem como função fazer a divulgação da festa.

  • Como montariam esta propaganda?

Cabe lembrar que a propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras, podendo ser classificadas como propagandas ideológicas, políticas, sociais, de produtos, de promoções e muitas outras. No caso desta atividade, trata-se de promover uma festa e, para isso, os alunos podem se valer de cartazes, banners, audiovisuais, áudio, panfletos, etiquetas, etc.

O professor deve apresentar alguns elementos que deverão estar presentes na propaganda, como:

  • Título do evento
  • Data
  • Horário
  • Local

Os alunos podem montar suas propagandas no Brofficer impress para apresentar aos outros grupos.

Caso não seja possível fazer a apresentação no computador, pode-se solicitar aos alunos a confecção de cartazes, que depois podem ser disponibilizados para toda a comunidade escolar. O professor, também, pode disponibilizar a TV multimídia para os alunos que quiserem apresentar vídeos e imagens durante a apresentação das propagandas.

O professor deverá conhecer as festas que os alunos apresentarão para que possa contribuir com a apresentação. Como não podemos definir aqui quais serão as festas escolhidas, indicamos alguns sites que tratam do tema:

Simpósio Ensino Religioso Acesso em: 29 nov. 2013.
Caderno Pedagógico Ensino Religioso Acesso em: 29 nov. 2013.
Webconferência Acesso em: 11 dez. 2013.


4ª Aula

Inicia-se a aula com a apresentação das propagandas sobre as Festas Religiosas.

O professor fará intervenções ao final de cada apresentação, complementando os dados apresentados pelos alunos, aproveitando a ocasião para orientar os alunos quanto as apresentações, apontando as fragilidades e os pontos fortes. É importante que durante seus comentários o professor demonstre a importância que as festas religiosas têm como função de fortalecer a relação dos homens com o Sagrado e esclarecer que as festas religiosas são elementos de confraternização e fortalecimento da comunidade religiosa.

Ao final das apresentações o professor solicita aos alunos que elejam a festa sagrada que mais os agradaram e que desejariam participar, escrevam um texto sobre o que os motivou a escolher a determinada festa.

Caso o professor perceba que os alunos tenham interesse maior sobre as festas que estão apresentando, é possível realizar um festival na escola onde os alunos podem buscar roupas, danças, comidas e orações típicas das festas e apresentá-los para todos os membros da escola.


Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: