Festas Sagradas - Encaminhamento
1ª Aula
Iniciar a aula com uma "tempestade de ideias" a partir da seguinte questão: “Quais festas religiosas vocês conhecem?”Para saber mais sobre a tempestade de ideias (Brainstorming) acessar os links.
Tempestade de ideias no ensino |
Significado de Brainstorming |
Brainstorming |
O professor anota no quadro todas as possíveis contribuições dos alunos. Assim que cessarem as contribuições, o professor agradece, mas ressalta que as festas citadas, por serem do conhecimento da maioria da sala, não serão as estudadas, visto que é necessário que eles conheçam culturas diferentes das que eles estão inseridas. Note que é importante que o professor tenha discernimento nesse momento para escolher ou excluir determinadas festas citadas pelos alunos. Caso haja na sala alunos com conhecimentos distintos dos demais, vale a pena analisar se a festa sugerida por ele não seria de interesse da turma. Assim que todos tiverem dado suas contribuições, a aula continua com o professor orientando os alunos sobre a realização de uma pesquisa sobre Datas Comemorativas Religiosas e sugerindo aos alunos que façam pesquisas sobre as seguintes festas:
- Tu B’Shevat
- Dia dos Santos Reis Magos
- Iluminação de Shakyamuni Buda
- Toshigoi-matsuri
- Maha Khumba Mela
- Lahtmar Holi, ou o Festival das Cores
- Pêssach
- Festa do Divino
- Tisha B’Av
- Festival de Gion
- Kuarup
- Yom Kipur
- Ramadã
- Período do Hajj
- Sucot
- Cosme e Damião
- Eid al-Adha
- Dia de Finados
- Dia de Ação de Graças
- Loi Krathong
Para maior entrosamento entre os alunos, sugere-se que o professor divida os alunos em cinco equipes e que cada uma delas faça a pesquisa sobre quatro festas a serem escolhidas por eles a partir da listagem feita pelo professor. Lembrando que o professor tem total autonomia para selecionar outras festas que julgar apropriadas ao contexto em que leciona.
A pesquisa deve conter os seguintes passos:
|
2ª Aula
Na segunda aula o professor leva seus alunos para o laboratório de informática onde os alunos, que já foram orientados na aula anterior, farão suas pesquisas. Neste momento o professor será um orientador de pesquisa, contribuindo com os alunos no que for necessário. Todo o material da pesquisa deve ser entregue ao professor por escrito para que este possa contribuir durante a apresentação dos alunos posteriormente. Todo material também poderá ser utilizado nas próximas atividades, por isso é importante que sejam armazenados em pen-drive ou outra mídia.Indicação de sites para pesquisa:
Calendário Sagrado Acesso em: 29 nov. 2013.
Biblioteca Virtual Acesso em: 29 nov. 2013.
Brasil Escola Acesso em: 29 nov. 2013.
History Acesso em: 29 nov. 2013.
Ao final das pesquisas o professor informa que o tema será retomado na próxima aula.
3ª Aula
Iniciar a aula entregando aos alunos o material da pesquisa corrigido.Na sequência, o professor seleciona uma festa de cada grupo e pede que os alunos se imaginem como membros da comissão organizadora de uma festa religiosa que tem como função fazer a divulgação da festa.
- Como montariam esta propaganda?
Cabe lembrar que a propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras, podendo ser classificadas como propagandas ideológicas, políticas, sociais, de produtos, de promoções e muitas outras. No caso desta atividade, trata-se de promover uma festa e, para isso, os alunos podem se valer de cartazes, banners, audiovisuais, áudio, panfletos, etiquetas, etc.
O professor deve apresentar alguns elementos que deverão estar presentes na propaganda, como:
- Título do evento
- Data
- Horário
- Local
Os alunos podem montar suas propagandas no Brofficer impress para apresentar aos outros grupos.
Caso não seja possível fazer a apresentação no computador, pode-se solicitar aos alunos a confecção de cartazes, que depois podem ser disponibilizados para toda a comunidade escolar. O professor, também, pode disponibilizar a TV multimídia para os alunos que quiserem apresentar vídeos e imagens durante a apresentação das propagandas.
O professor deverá conhecer as festas que os alunos apresentarão para que possa contribuir com a apresentação. Como não podemos definir aqui quais serão as festas escolhidas, indicamos alguns sites que tratam do tema:
Simpósio Ensino Religioso Acesso em: 29 nov. 2013.
Caderno Pedagógico Ensino Religioso Acesso em: 29 nov. 2013.
Webconferência Acesso em: 11 dez. 2013.
4ª Aula
Inicia-se a aula com a apresentação das propagandas sobre as Festas Religiosas.O professor fará intervenções ao final de cada apresentação, complementando os dados apresentados pelos alunos, aproveitando a ocasião para orientar os alunos quanto as apresentações, apontando as fragilidades e os pontos fortes. É importante que durante seus comentários o professor demonstre a importância que as festas religiosas têm como função de fortalecer a relação dos homens com o Sagrado e esclarecer que as festas religiosas são elementos de confraternização e fortalecimento da comunidade religiosa.
Ao final das apresentações o professor solicita aos alunos que elejam a festa sagrada que mais os agradaram e que desejariam participar, escrevam um texto sobre o que os motivou a escolher a determinada festa.
Caso o professor perceba que os alunos tenham interesse maior sobre as festas que estão apresentando, é possível realizar um festival na escola onde os alunos podem buscar roupas, danças, comidas e orações típicas das festas e apresentá-los para todos os membros da escola.
Dê sua opinião |
Envie sua aula |