Disciplina - Ensino Religioso

Você já ouviu falar no Budismo?


Você já ouviu falar no Budismo?

Você sabe que ser um Buda é ser uma pessoa iluminada pela sabedoria?

Texto: O Príncipe Indiano.

Durante o século VI a.e.C (Antes das Era Comum ou Era Cristã), ao sopé das montanhas do Himalaia, entre a Índia e o Tibet, viveu o povo Sakya, governado pelo rei Suddhodhana Gautama. Seu filho, o príncipe Sidhartha Gautama, estudou os Vedas, os textos sagrados do Hinduísmo, e desejou encontrar neles o sentido da vida.
Ao tornar-se adulto, o príncipe casou-se e sua esposa teve um filho, mas, mesmo assim, ele não se sentiu totalmente feliz. Resolveu então peregrinar pelo mundo à procura da resposta para sua pergunta: qual o sentido da doença, da velhice e da morte? É possível vencer o sofrimento?
Após sete anos de meditação e renúncias, enquanto refletia sob uma figueira, subitamente o peregrino compreendeu que o sofrimento não é vontade de Deus, mas é o resultado das ações erradas das pessoas quando se deixam conduzir pelo egoísmo, autossuficiência, ambições, invejas, rivalidades e outros sentimentos ruins. Aquela noite chamou-se noite da iluminação, porque o príncipe encontrou o entendimento que procurava e compreendeu que a felicidade está em respeitar todos os seres, aliviar os sofrimentos do próximo, ter compaixão e cuidar de quem precisa.
Com a morte do príncipe Sidhartha Gautama seus discípulos continuaram seguindo seu ensinamento, e assim surgiu o Budismo, que significa “a procura da iluminação”.
O livro sagrado do Budismo chama-se Tripitaki, que significa “Os três cestos da sabedoria”. Nele estão contidos ensinamentos que iluminam a vida dos budistas e os ajudam a seguir o exemplo de Buda.

Autora: Maria Inês Carniato

Questionário:


1- Qual o significado de Buda?

2- Qual o verdadeiro nome do príncipe indiano conhecido por Buda?

3- Com que objetivo Sidharta Gautama estudou o livro dos hinduístas?

4- Qual foi a conclusão do príncipe a respeito do sofrimento?

5- Como se chama a noite em que o príncipe ficou consciente do que era o sofrimento e a felicidade?

6- Para o príncipe onde está a felicidade?

7- O que significa “Budismo”?

8- Qual o livro sagrado do Budismo?

Sugestão de Pesquisa:

O que é reencarnação?

O que é nirvana?
Recomendar esta página via e-mail: