Laicidade e o Ensino Religioso
O Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras tem sido alvo de polêmicas e controvérsias de variadas naturezas. É fato que alguns Estados brasileiros relegam ao descaso a disciplina de Ensino Religioso deixando-a em segundo plano quando se trata da questão de currículo e de conteúdo, e que outros mantêm ainda o modelo confessional. Em decorrência disso, alguns grupos e entidades civis organizadas se colocam contrários às tradicionais aulas de religião em que se reproduz o modelo catequético. Estas entidades reivindicam o princípio de um Estado laico, em que religião não deve interferir nos conteúdos ou métodos do processo de ensino e aprendizagem das escolas públicas, e pedem a retirada da disciplina de Ensino Religioso do currículo escolar.A situação do Ensino Religioso no Paraná apresenta uma possibilidade de superação das duas posições antagônicas citadas anteriormente, inclusive no que diz respeito ao efetivar a definição da LDB/96-97, que em sua última redação delibera:
Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão “(...) assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.” LDBEN 9394/96 (9475/97).
Acompanhando os desafios enfrentados pela educação pública que se preocupa com o Ensino Religioso de qualidade, a questão que nós colocamos é se o fenômeno religioso pertencente à vida deve, portanto, participar da formação básica do cidadão. De que forma ele deve ser trabalhado e estudado em sala de aula? Ou ainda, como conceber num Estado laico uma disciplina escolar de Ensino Religioso?
O desafio é superar as tradicionais aulas de religião e inserir conteúdos que tratem da diversidade de manifestações religiosas do sagrado, que se expressam por meio dos lugares sagrados, dos ritos, das festas, dos símbolos, dos textos, entre outros. Portanto, o Ensino Religioso é um trabalho pedagógico com conteúdos significativos, cujo encaminhamento metodológico permite a contextualização da realidade cultural, religiosa, política e social, bem como o exercício do diálogo, da criticidade e da reflexão.
Objetivos
- Investigar o conceito de Estado laico e de laicismo
- Problematizar sobre a situação da disciplina de Ensino Religioso no currículo escolar no Paraná
- Fomentar o repúdio a toda forma de preconceito e discriminação cultural e religiosa