Sequência de Aulas – Símbolos
Autora: Professora Renata Cardozo - Curitiba/PRAulas na íntegra para impressão |
2. Conteúdo Estruturante: Universo simbólico religioso
2.1 Conteúdo Básico: Símbolos religiosos
2.2 Conteúdo Específico: Explicar a importância dos símbolos religiosos nas diversas tradições religiosas
3. Objetivos
- Compreender o significado dos símbolos apresentados para as religiões que os utilizam.
- Conhecer quais são os principais símbolos que compõem o imaginário de algumas religiões.
5. Justificativa
A compreensão do que é o sagrado e das suas várias formas de manifestação contribui para a tolerância e a igualdade de direitos entre as diversas religiões. Nesse sentido, os símbolos formam um sistema complexo de significados estruturantes das linguagens pelas quais se expressam as diferentes manifestações humanas, entre elas as tradições religiosas. Continue lendo
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
7. Relações interdisciplinares
Através dos elementos históricos apresentados nas aulas, o professor pode articular a disciplina de Ensino Religioso com a de Sociologia, apresentando como as diferentes culturas e tradições utilizam os símbolos para se comunicarem com o mundo e como os códigos desempenham papel importante no campo da vida imaginativa.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que os alunos consigam associar os símbolos com a religião a qual eles representam e que eles sejam capazes de reconhecer que os símbolos podem ter significados diferentes, de acordo com os grupos, cultura e regiões do mundo.
9. Observação
Esta sequência de aulas pode ser desdobrada para o Conteúdo básico “Organizações Religiosas”, mostrando aos alunos a importância de se desenvolver um símbolo ao se estabelecer os princípios fundacionais dessas organizações. Ao tratar dos fundadores das religiões, o professor poderá explicar as implicações que os símbolos estabelecem com o sagrado.
Referências
Dê sua opinião |
Opiniões |
Envie sua aula |