Disciplina - Ensino Religioso

As Diferentes Religiões no Brasil e na Escola

Atividade:

1º Momento: Professor(a), inicie sua aula convidando os(as) alunos(as) para que, divididos em grupos, ouçam a leitura de um texto e reflitam sobre seu conteúdo:

"Imagine o leitor dois adolescentes, alunos da 7ª série de uma escola pública: Anne e Beto. Anne, filha de um casal de israelitas. Beto só conhece a mãe, que veio do litoral baiano onde foi abandonado pelo companheiro. Os pais de Anne fazem questão de educá-la na tradição e religião judaicas. Quanto ao Beto, acompanha a mãe nos rituais de candomblé. Agora, dentro do horário escolar, soou o final do recreio e os alunos estão subindo para as classes. Beto e Anne, contudo, não os acompanham: devem dirigir-se para a biblioteca. É hora da aula de religião e eles não se enquadram em nenhum dos dois grupos, o católico ou o evangélico. Assim, passarão esta hora na biblioteca onde, talvez, possam ler a Constituição Brasileira de 1988, que em seu artigo 5, garante que ninguém pode sofrer tratamento desigual por motivo de religião." (GOMES, Antônio Luis. Divisões de fé: as diferenças religiosas na escola. In: AQUINO, J.G. Diferenças e Preconceito na escola - alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998).

2º Momento: Após a leitura do texto acima, pergunte aos(às) alunos(as) se eles(as) já ouviram o ditado popular que diz: "Sobre futebol, religião e política não se discute!" Pergunte a eles(as) o que pensam a respeito do assunto. Levante com o grupo algumas questões em torno do tema RELIGIÃO, a saber: Vocês concordam que não deve haver no currículo das escolas o conteúdo religião abordando uma crença específica ou doutrina? Por quê? Por que, em geral, as pessoas se desentendem quando vão discutir sobre religião? Você percebe que em nome da religião algumas pessoas discriminam e desrespeitam uns aos outros? Na sua percepção, o que a religião representa na vida das pessoas? Você frequenta alguma igreja? Relate, na sua percepção, qual é a filosofia da religião que você participa.

3º Momento: Professor(a), faça um resumo do texto Religião no Brasil – breves apontamentos constitucionais para que os(as) alunos(as) leiam em duplas e reflitam. Caso julgue conveniente, você poderá disponibilizar o texto original, e esclarecer possíveis dúvidas dos(as) alunos(as) à medida que estiverem lendo. O texto está disponível no endereço: http://jusvi.com/artigos/24066

4º Momento: Professor(a), após a leitura do texto, convide os(as) alunos(as) a se sentarem em círculo para uma roda de conversa sobre o texto e posterior confecção de um cartaz com as principais informações discutidas. Deve-se ressaltar durante essa discussão o quanto é importante que se promova a igualdade e o respeito às tradições religiosas, opondo-se à hegemonia de algumas crenças sobre as outras.


Essa atividade foi extraída da aula "As Diferentes Religiões no Brasil e na Escola", da professora Liliane Dos Guimarães Alvim Nunes - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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