África e Brasil - laços através da religiosidade
Atividade:
I - Brasil um país de liberdade religiosaArtigo da Constituição:
“A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.” (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_religiosa )
Pergunte aos alunos, após leitura desse trecho da Constituição:
a) Vocês conhecem ou já ouviram falar deste artigo da Constituição?
b) O que vocês entenderam desse artigo?
c) Vocês concordam com este artigo?
Tabela:
Religiões declaradas nos censos do Brasil em 1980, 1991 e 2000 (população residente)
(*) Não inclui religião não declarada e não determinada.
Fontes: IBGE, Censos demográficos apud PRANDI, Reginaldo. As religiões afro-brasileiras e seus seguidores. Civitas, Porto Alegre, v. 3, n. 1, jun. 2003, p. 19. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/viewFile/108/104
Após apresentar esta tabela aos alunos, sugira que eles façam uma pesquisa na escola sobre as religiões declaradas pelos alunos. A partir dessa pesquisa, peça que eles montem um quadro, como o modelo acima, com os resultados coletados.
Esta atividade poderá ser trabalhada juntamente com o professor da área de Matemática.
Utilizando as informações do artigo 5 da Constituição brasileira mais os dados da Tabela, faça um bate-papo reflexivo com os alunos, levantando os seguintes questionamentos:
a) Hoje existe realmente liberdade de culto no Brasil?
b) Em sua opinião, a que se deve a maior parte da população se declarar católica?
c) Quais os motivos, em sua opinião, estão levando à diminuição das religiões afro-brasileiras no Brasil?
d) Você acredita que exista ainda hoje discriminação religiosa?
e) Monte com os alunos uma campanha contra o preconceito às religiões de matriz africana. Criar com os alunos um folder explicativo sobre estas religiões (candomblé e umbanda), com intuito de desmistificar os preconceitos existentes. Fazer cartazes e espalhá-los na escola com mensagens contra a intolerância religiosa.
Obs.: Professor, esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Português e Artes, o qual orientará os alunos na elaboração de um folder (redação e arte) e nas confecções de cartazes.
Essa atividade foi extraída da aula África e Brasil - laços através da religiosidade, da professora Alinne Grazielle Neves Costa - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.