Disciplina - Ensino Religioso

Entendendo a Diversidade em Sala de Aula

Atividade:

O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática e pedindo que, em duplas, utilizem um computador. Quando todos já estiverem acomodados, o professor deverá mostrar a imagem (Fig.1) abaixo.

 

Figura 1: Imagem de diversas pessoas.  

Observação: Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.

Em seguida, o professor deverá promover uma conversa sobre a figura em questão. Sugerimos abaixo um roteiro com questões para nortear este momento.

Roteiro sobre a figura:

  • O que vocês observaram na imagem? O que chama atenção na figura?
  • Todas as pessoas presentes na imagem são iguais?
  • Quais diferenças podem ser observadas?
  • Vocês já imaginaram como seria o mundo se todos nós fôssemos iguais?
  • Em algum momento vocês já ouviram o termo “Diversidade”? O que entendem por isso?

Após ouvir as respostas dos alunos, e então saber quais são as opiniões e os conhecimentos prévios que eles têm acerca da temática abordada nesta aula, o professor poderá informá-los o tema desta aula: Diversidade “Em sala de aula”!!

Dando continuidade à atividade anterior, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet os seguintes conceitos:

  • Diversidade.
  • Diversidade Cultural.
  • Diversidade Social.
  • Diversidade Religiosa.

Essa atividade foi extraída da aula Entendendo a Diversidade em Sala de Aula, de Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.


Recomendar esta página via e-mail: