Entendendo a Diversidade em Sala de Aula
Atividade:
O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática e pedindo que, em duplas, utilizem um computador. Quando todos já estiverem acomodados, o professor deverá mostrar a imagem (Fig.1) abaixo. Figura 1: Imagem de diversas pessoas.
Observação: Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá promover uma conversa sobre a figura em questão. Sugerimos abaixo um roteiro com questões para nortear este momento.
Roteiro sobre a figura:
- O que vocês observaram na imagem? O que chama atenção na figura?
- Todas as pessoas presentes na imagem são iguais?
- Quais diferenças podem ser observadas?
- Vocês já imaginaram como seria o mundo se todos nós fôssemos iguais?
- Em algum momento vocês já ouviram o termo “Diversidade”? O que entendem por isso?
Após ouvir as respostas dos alunos, e então saber quais são as opiniões e os conhecimentos prévios que eles têm acerca da temática abordada nesta aula, o professor poderá informá-los o tema desta aula: Diversidade “Em sala de aula”!!
Dando continuidade à atividade anterior, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet os seguintes conceitos:
- Diversidade.
- Diversidade Cultural.
- Diversidade Social.
- Diversidade Religiosa.
Essa atividade foi extraída da aula Entendendo a Diversidade em Sala de Aula, de Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.