Disciplina - Ensino Religioso

Símbolos - Encaminhamentos

1ª Aula

Iniciar a aula sobre “Símbolos sagrados nas diferentes tradições religiosas”, lançando as seguintes questão aos alunos:
  • O que vocês entendem como símbolos?
  • Que símbolos vocês conhecem?
O professor deverá instigar os alunos a falar sobre símbolos de uma forma geral, pode ser sobre o time, a bandeira de países, brasões de família, placas etc. Deve-se explicar que os símbolos formam um sistema complexo de significados estruturantes das linguagens pelas quais se expressam as diferentes manifestações humanas.

Após questionamento e discussão, perguntar:
  • Já utilizaram algum tipo de símbolo como forma de representação de alguma coisa?
Espera-se que os alunos consigam expor situações onde precisaram recorrer a símbolos como forma de representação, como, por exemplo, se já pintaram um brasão no papel para participarem de gincanas. Continue lendo

Sugestões de imagens, questionamentos e suas explicações:

LUA CRESCENTE COM ESTRELA lua e estrela

  • Sabem a que organização religiosa esse símbolo pertence?
Dizer que o símbolo da lua com a estrela pertence ao Islamismo e que a lua representa o calendário muçulmano e a estrela representa Alá.








CRUZ

cruz
  • Já viram essa imagem que está sendo mostrada?
Acredita-se que a maior parte dos alunos saibam a resposta. Aqui o professor pode explicar o significado deste símbolo, dizendo que a cruz é utilizada pelos católicos e que estes tradicionalmente entendem a morte de Jesus na cruz como sendo um sacrifício proposital e consciente (dado que Jesus não tentou se defender em seus julgamentos), realizado por ele na figura de "agente de Deus" para redimir os pecados da humanidade e tornar a salvação possível.













RODA DA LEI roda darrmica

  • Sabem o significado presente nessa imagem?
Explicar que a roda da lei (ou dharmachakra, em sânscrito, a linguagem da antiga Índia), como símbolo do transporte, é uma referência ao esforço missionário de difusão do budismo pelo mundo. Corresponde ao ciclo de morte e renascimento ao qual está preso todo ser, até o instante em que alcança a iluminação e se liberta do ciclo. Também corresponde à lei que regula todo o universo, ou seja, ao Dharma. Tal lei moveria todo o universo, daí o simbolismo da roda. Outra interpretação possível seria que, através da prática do Dharma ("lei", em sânscrito) budista, o fiel conseguiria avançar no caminho da evolução espiritual. Convém ainda lembrar que a roda é um dos símbolos de Vixenu, o deus hindu da conservação. Segundo os hinduístas, Buda teria sido o nono avatar (encarnação) de Vixenu.




YIN E YANG

  • taoismoEm que contextos vocês já viram essa imagem?
Espera-se que os alunos se lembrem de ter visto essa imagem em outros lugares, tais como cartas de jogos, símbolos de bandeiras hyppies etc. Porém, dizer que ele simboliza não só a religião Taoísmo, mas também o Confucionismo. Neste símbolo está representado o Yin (essência negativa do mal, da morte e da feminilidade) e Yang (força positiva do bem, da luz e da masculinidade).











 

ESTRELA DE DAVIestrela de davi

  • Por que essa estrela tem seis pontas?
Principal símbolo do Judaísmo, é preciso explicar aos alunos que a Estrela de David representa o escudo do rei David. Simbolicamente, o triângulo que tem a extremidade virada para cima é relativo a Deus, enquanto o outro triângulo representa o mundo real. E o fato de os triângulos estarem sobrepostos, simboliza as alianças entre Deus e os homens.






CHAVE


  • chave  Para que serve uma chave?

É importante lembrar aos alunos que o poder das chaves é o que faculta ligar e desligar, abrir ou fechar o céu, poder conferido à São Pedro pelo Cristo. A chave é um dos símbolos utilizados pela Umbanda, que é uma das religiões dos afrodescendentes. Simboliza a abertura dos caminhos. São Pedro é o guardião da chave que para os umbandistas é o Xangô Agodô.







 

KHANDA

  • khandaAlguém sabe que imagem é essa?
Explicar que o principal símbolo do Siquismo é o Khanda. O símbolo é a fusão de quatro armas, cada uma com seu significado: no centro uma espada de dois gumes que simboliza a criatividade e o poder divino; ao redor do Khanda está o Chakkar, arma com forma circular que representa a perfeição de Deus; e duas espadas chamadas de Kirpans em torno do Khanda e do Chakkar - a espada esquerda representa o pin (o poder espiritual) e a espada direita o min (o poder temporal).









TAMBOR XAMÃNICO


  • tamboresAlguém sabe tocar um instrumento musical? Qual a relação dos instrumentos musicais com a religião?
Após ouvir as respostas dos alunos, dizer que muitos instrumentos podem representar o bater do coração e o som, conforme códigos rítmicos distintos, tem usos diferenciados, inclusive de conjuração de poderes mágicos. O tambor, associado ao xamanismo, pode simbolizar o som primordial, a verdade divina, a fala. Está associado ao simbolismo do trovão e para muitos índios representa o coração do universo. Tambores são tradicionalmente usados para acompanhar danças no ritual indígena.


 

 

 



2ª Aula

Retomar os conceitos expostos na aula anterior, relembrando as imagens (se necessário, mostrar as imagens novamente, relembrando rapidamente o significado de cada uma delas) e o significado que os símbolos, de forma geral, tem para as diferentes tradições humanas e organizações religiosas.

Prossiga a aula mostrando que os símbolos religiosos são linguagens que expressam sentidos, comunicam e exercem papel relevante na vida imaginativa de várias religiões. Nesse contexto, é importante explicar como os símbolos estão presentes no cotidiano e no imaginário das pessoas e como esses símbolos se reinventam com as diferentes gerações. Para exemplificar essas mudanças e como é possível que um mesmo símbolo possa ser utilizado por pessoas diferentes, em momentos diferentes da história, com propósitos nem sempre iguais, utilizaremos dois recursos de aprendizagem: imagem e trecho de filme.

Primeiro recurso
: Imagem de Buda com cruz suástica

imagem buda


Perguntar aos alunos:
  • Reconhecem o símbolo que está no peito de Buda? (No caso, a suástica).
  • O que eles sabem sobre esse símbolo?
Após ouvir as respostas, explicar que apesar deste símbolo ser mais comumente associado ao nazismo, ele é um símbolo antiquíssimo, tendo surgido muito antes do nazismo. Os antigos romanos já o representavam em suas construções. Atualmente, é um símbolo usado no Hinduísmo, Budismo e Jainismo. É tido como um sinal de boa sorte. Representa o sol com seus raios. No Cristianismo, recebe o nome de cruz gamada, por ser formada pela junção de quatro letras gregas gama. Com essa explicação, os alunos aprenderão que os símbolos podem se reinventar (modificar) no imaginário das pessoas e nas diferentes tradições.

Segundo recurso
: Filme “Código Da Vinci” (trecho em que o personagem Robert Langdon está dando uma palestra sobre como os símbolos estão presentes no cotidiano e no imaginário das pessoas).




Antes do filme, deve-se pedir aos alunos que façam anotações sobre o que o ator explica sobre símbolos e que observem se o que ele diz faz relação com o que já foi explicado em sala. Espera-se, com este filme, que o que foi comentado anteriormente fique mais exemplificado e se faça um melhor entendimento sobre tudo o que já foi trabalhado. Além disso, pode-se pedir aos alunos que entreguem uma folha com as anotações realizadas durante o filme.

Após o filme, questionar os alunos sobre como eles percebem os símbolos no seu dia a dia e se existe alguma semelhança com o que foi dito nas aulas.

Sugestão de atividade

JOGO DA MEMÓRIA – Para fazer o jogo, os alunos deverão pegar uma cartolina, recortar em formato de cartas e em quantidade par. Na metade do total de cartas cortadas, o aluno deve desenhar símbolos e, na outra metade, deve escrever a quais religiões pertencem os símbolos desenhados. Utilizar os símbolos que foram explicados nas aulas: cruz, roda da lei, lua crescente com uma estrela, yin e yang, estrela de David, chave, khanda, tambor xamânico. Para iniciar o jogo, embaralhe os cartões e os coloque com o lado desenhado e escrito para baixo. Agora é só encontrar os pares.
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