Símbolos - Encaminhamentos
1ª Aula
Iniciar a aula sobre “Símbolos sagrados nas diferentes tradições religiosas”, lançando as seguintes questão aos alunos:- O que vocês entendem como símbolos?
- Que símbolos vocês conhecem?
Após questionamento e discussão, perguntar:
- Já utilizaram algum tipo de símbolo como forma de representação de alguma coisa?
Sugestões de imagens, questionamentos e suas explicações:
LUA CRESCENTE COM ESTRELA
- Sabem a que organização religiosa esse símbolo pertence?
CRUZ
- Já viram essa imagem que está sendo mostrada?
RODA DA LEI
- Sabem o significado presente nessa imagem?
YIN E YANG
Espera-se que os alunos se lembrem de ter visto essa imagem em outros lugares, tais como cartas de jogos, símbolos de bandeiras hyppies etc. Porém, dizer que ele simboliza não só a religião Taoísmo, mas também o Confucionismo. Neste símbolo está representado o Yin (essência negativa do mal, da morte e da feminilidade) e Yang (força positiva do bem, da luz e da masculinidade).ESTRELA DE DAVI
- Por que essa estrela tem seis pontas?
CHAVE
É importante lembrar aos alunos que o poder das chaves é o que faculta ligar e desligar, abrir ou fechar o céu, poder conferido à São Pedro pelo Cristo. A chave é um dos símbolos utilizados pela Umbanda, que é uma das religiões dos afrodescendentes. Simboliza a abertura dos caminhos. São Pedro é o guardião da chave que para os umbandistas é o Xangô Agodô.
KHANDA
Explicar que o principal símbolo do Siquismo é o Khanda. O símbolo é a fusão de quatro armas, cada uma com seu significado: no centro uma espada de dois gumes que simboliza a criatividade e o poder divino; ao redor do Khanda está o Chakkar, arma com forma circular que representa a perfeição de Deus; e duas espadas chamadas de Kirpans em torno do Khanda e do Chakkar - a espada esquerda representa o pin (o poder espiritual) e a espada direita o min (o poder temporal).TAMBOR XAMÃNICO
Após ouvir as respostas dos alunos, dizer que muitos instrumentos podem representar o bater do coração e o som, conforme códigos rítmicos distintos, tem usos diferenciados, inclusive de conjuração de poderes mágicos. O tambor, associado ao xamanismo, pode simbolizar o som primordial, a verdade divina, a fala. Está associado ao simbolismo do trovão e para muitos índios representa o coração do universo. Tambores são tradicionalmente usados para acompanhar danças no ritual indígena.
2ª Aula
Retomar os conceitos expostos na aula anterior, relembrando as imagens (se necessário, mostrar as imagens novamente, relembrando rapidamente o significado de cada uma delas) e o significado que os símbolos, de forma geral, tem para as diferentes tradições humanas e organizações religiosas.
Prossiga a aula mostrando que os símbolos religiosos são linguagens que expressam sentidos, comunicam e exercem papel relevante na vida imaginativa de várias religiões. Nesse contexto, é importante explicar como os símbolos estão presentes no cotidiano e no imaginário das pessoas e como esses símbolos se reinventam com as diferentes gerações. Para exemplificar essas mudanças e como é possível que um mesmo símbolo possa ser utilizado por pessoas diferentes, em momentos diferentes da história, com propósitos nem sempre iguais, utilizaremos dois recursos de aprendizagem: imagem e trecho de filme.
Primeiro recurso: Imagem de Buda com cruz suástica
Perguntar aos alunos:
- Reconhecem o símbolo que está no peito de Buda? (No caso, a suástica).
- O que eles sabem sobre esse símbolo?
Segundo recurso: Filme “Código Da Vinci” (trecho em que o personagem Robert Langdon está dando uma palestra sobre como os símbolos estão presentes no cotidiano e no imaginário das pessoas).
Antes do filme, deve-se pedir aos alunos que façam anotações sobre o que o ator explica sobre símbolos e que observem se o que ele diz faz relação com o que já foi explicado em sala. Espera-se, com este filme, que o que foi comentado anteriormente fique mais exemplificado e se faça um melhor entendimento sobre tudo o que já foi trabalhado. Além disso, pode-se pedir aos alunos que entreguem uma folha com as anotações realizadas durante o filme.
Após o filme, questionar os alunos sobre como eles percebem os símbolos no seu dia a dia e se existe alguma semelhança com o que foi dito nas aulas.
Sugestão de atividade
JOGO DA MEMÓRIA – Para fazer o jogo, os alunos deverão pegar uma cartolina, recortar em formato de cartas e em quantidade par. Na metade do total de cartas cortadas, o aluno deve desenhar símbolos e, na outra metade, deve escrever a quais religiões pertencem os símbolos desenhados. Utilizar os símbolos que foram explicados nas aulas: cruz, roda da lei, lua crescente com uma estrela, yin e yang, estrela de David, chave, khanda, tambor xamânico. Para iniciar o jogo, embaralhe os cartões e os coloque com o lado desenhado e escrito para baixo. Agora é só encontrar os pares.Dê sua opinião |
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