Sequência de Aulas – Candomblé
Autora: Professora Renata Cardozo - Curitiba/PRAulas na íntegra para impressão |
2. Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa
2.1 Conteúdo Básico: Lugares Sagrados
2.2 Conteúdo Específico: Lugares Sagrados – Terreiro de Candomblé
3. Objetivos
- Reconhecer o Terreiro como um local sagrado para a religião do Candomblé
5. Justificativa
O Ensino Religioso nas escolas de forma alguma pode ser doutrinal ou catequético, deve sim estar voltado para a superação do preconceito e para a construção do respeito à diversidade cultural e religiosa. De acordo com Costella (2004, p. 134), “O papel da religião é central na construção da visão coletiva e individual das realidades, assim como nos processos de identificação e distinção dos indivíduos e grupos ao longo da história e em espaços diferentes”. Continue lendo
6. Encaminhamento
7. Relações interdisciplinares
Através dos elementos históricos apresentados nas aulas, o professor pode articular a disciplina de Ensino Religioso com a de História, contextualizando a lei que regimenta a liberdade de culto no Brasil. Com o conteúdo de Geografia, pode-se fazer a ligação com a questão ambiental, mostrando aos alunos que os terreiros estão intimamente ligados à natureza e aos elementos da terra.
8. Aprendizagem esperada
Deve ser analisada a compreensão dos alunos sobre o que é um Terreiro e o que são os locais de adoração do sagrado, que podem tanto ser paisagens naturais como cachoeiras, rios e matas, como também templos sagrados construídos. Os alunos devem ser capazes de, a partir da explicação do professor, relatar os conceitos presentes nos textos, imagens e vídeos vistos por eles.
9. Observação
Esta sequência de aulas pode ser desdobrada para o Conteúdo Estruturante de Universo Simbólico Religioso, ressaltando que os símbolos religiosos são linguagens que expressam sentidos, comunicam e exercem papel relevante para a vida imaginativa e para a constituição das diferentes religiões no mundo e que os terreiros estão cheios de símbolos religiosos que fazem parte do imaginário dos membros dessa cultura.
Referências
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