Disciplina - Ensino Religioso

Sequência de Aulas – Candomblé

Autora: Professora Renata Cardozo - Curitiba/PR

Ícone Download
Aulas na íntegra para impressão
1. Nível de ensino
: Fundamental anos finais – 6º ano

2. Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa
2.1 Conteúdo Básico: Lugares Sagrados
2.2 Conteúdo Específico:
Lugares Sagrados – Terreiro de Candomblé

3. Objetivos
  • Reconhecer o Terreiro como um local sagrado para a religião do Candomblé
4. Número de aulas estimado: 2 aulas

5. Justificativa
O Ensino Religioso nas escolas de forma alguma pode ser doutrinal ou catequético, deve sim estar voltado para a superação do preconceito e para a construção do respeito à diversidade cultural e religiosa. De acordo com Costella (2004, p. 134), “O papel da religião é central na construção da visão coletiva e individual das realidades, assim como nos processos de identificação e distinção dos indivíduos e grupos ao longo da história e em espaços diferentes”. Continue lendo

6. Encaminhamento

Icone aula 1

7. Relações interdisciplinares
Através dos elementos históricos apresentados nas aulas, o professor pode articular a disciplina de Ensino Religioso com a de História, contextualizando a lei que regimenta a liberdade de culto no Brasil. Com o conteúdo de Geografia, pode-se fazer a ligação com a questão ambiental, mostrando aos alunos que os terreiros estão intimamente ligados à natureza e aos elementos da terra.

8. Aprendizagem esperada
Deve ser analisada a compreensão dos alunos sobre o que é um Terreiro e o que são os locais de adoração do sagrado, que podem tanto ser paisagens naturais como cachoeiras, rios e matas, como também templos sagrados construídos. Os alunos devem ser capazes de, a partir da explicação do professor, relatar os conceitos presentes nos textos, imagens e vídeos vistos por eles.

9. Observação
Esta sequência de aulas pode ser desdobrada para o Conteúdo Estruturante de Universo Simbólico Religioso, ressaltando que os símbolos religiosos são linguagens que expressam sentidos, comunicam e exercem papel relevante para a vida imaginativa e para a constituição das diferentes religiões no mundo e que os terreiros estão cheios de símbolos religiosos que fazem parte do imaginário dos membros dessa cultura.

Ícone ReferênciasReferências


Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
ícone opiniões
Opiniões
Ícone
Envie sua aula

Recomendar esta página via e-mail: