Candomblé - Encaminhamento
1ª Aula
O professor deverá iniciar a aula retomando o conceito de lugares sagrados. A seguir, informar aos alunos que nesta aula conversarão sobre um lugar sagrado, no caso o Terreiro.Entregar uma cópia da notícia abaixo para realizar uma leitura orientada. Os termos e conceitos apresentados na notícia serão questionados pelo professor durante a leitura e levarão o aluno a entender o que é um Terreiro e como este se constitui num lugar sagrado.
Notícia:
Notícia |
“MPs pedem indenização a empresário que destruiu terreiro sagrado de candomblé para construir condomínio de luxo”.
(Acesso em: 17 jul. 2013).Seguir os seguintes passos para a leitura e a análise da notícia:
1º Parágrafo:
O empresário e advogado Ademir Oliveira dos Passos está sendo processado em uma ação civil conjunta do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual da Bahia por ofensa à liberdade religiosa e destruição de patrimônio histórico. Passos é acusado de invadir e destruir 14 hectares de área verde, aterrar uma lagoa e o barracão da Roça de Cima – pertencente ao terreiro de candomblé da Roça do Ventura –, para construção de um condomínio de luxo, localizado no município de Cachoeira (110 km de Salvador).(...)" |
Após a leitura do primeiro parágrafo, perguntar aos alunos o que eles entendem por “ofensa à liberdade religiosa”. A partir das respostas dos alunos o professor deve esclarecer que todas as pessoas tem a liberdade de crença, o direito de pertencer a uma religião e a garantia de proteção aos locais de culto, e que a ofensa citada na notícia consiste na destruição do local sagrado – Terreiro.
Após essa explicação, reler a segunda frase do parágrafo: “Passos é acusado de invadir...”.
Lançar a seguinte pergunta:
- O que é um Terreiro?
Apresentar imagens dos terreiros, como ilustração, porém fazer comentários para cada uma delas. O professor poderá utilizar para comentários a indicação disponível no banco de imagem do Portal.
Barracão |
Sincretismo |
Terreiro |
Orixás |
Antes da leitura do segundo parágrafo, o professor pode comentar que, além do imperante respeito à diversidade religiosa, existe, também, desde 1975, uma lei que protege os terreiros de Candomblé no Brasil: Lei Federal n.º 6.292.
2º Parágrafo:
"Na ação, o MPF e o MPE destacaram que o empresário ordenou que funcionários da construção usassem um trator para derrubar árvores centenárias consideradas sagradas, além de aterrar a lagoa de Nanã e destruir louças do século passado (...). A comunidade da Roça destacou que foram derrubadas árvores das espécies jaqueira, sucupira, ubaúba, mangueira, olicuri e são gonçalinho. Tanto a lagoa quanto as árvores foram consagradas aos orixás do candomblé. A Roça do Ventura era o local onde os adeptos mais antigos do candomblé realizavam os rituais africanos. (…)" |
Ler o segundo parágrafo destacando que no Terreiro em questão, além de templos (lugares sagrados construídos), haviam também lugares sagrados naturais, como as árvores e a lagoa, fazendo a distinção entre locais sagrados construídos e locais sagrados naturais. É importante destacar que as árvores e a lagoa eram consideradas sagradas porque foram consagradas, dedicadas aos orixás.
Nesse momento, perguntar aos alunos:
- O que são os orixás?
Após leitura e questionamento da notícia, apresentar o vídeo: “Candomblé, Religião de Resistência”.
Explicar aos alunos que o documentário sobre o Candomblé tem a narração da Mãe Márcia de Oxum e que nessa religião a mãe de santo é a sacerdotisa chefe dos candomblés e ritos afins, ou seja, é a mulher responsável pela direção espiritual e a administração do Terreiro, e que responde, em última análise, pelo culto aos orixás. Este documentário apresenta uma breve explanação de como acontece uma celebração.
Sugestão de atividade
Formar grupo de três alunos e solicitar que façam uma pesquisa (que poderá ser de campo ou pela internet, de acordo com as possibilidades de cada região) sobre “Terreiros como lugares sagrados”. Os alunos devem relatar por escrito o que viram ou o que pesquisaram na internet e apresentar para toda a turma o que encontrou na pesquisa. No momento da apresentação, o professor deverá intervir complementando e/ou justificando e/ou esclarecendo as pesquisas.Dê sua opinião |
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