Disciplina - Ensino Religioso
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
Exposição "Deuses que Dançam"
Mostras
Início : Quinta-Feira 6 Dezembro 2018, 8:00
Fim : Quarta-Feira 19 Dezembro 2018, 20:00
Informação de contato :
41) 3313-2042 – Curitiba |(41) 3721-1200– Paranaguá
Local:

Prédio Administrativo da Reitoria da UFPR

Rua XV de Novembro, 1299 – Centro –Curitiba-PR
Email :
URL : http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ufpr-abre-exposicao-deuses-que-dancam-nesta-semana/http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ufpr-abre-exposicao-deuses-que-dancam-nesta-semana/
A partir do dia 09 de novembro, o prédio da Administração da Reitoria da Universidade Federal do Paraná recebe a exposição “Deuses que Dançam”. A mostra já passou por Paranaguá e Matinhos e fica na UFPR até 19 de dezembro, como parte da programação do mês da Consciência Negra.

A exposição, realizada em parceria com o curso de licenciatura em Artes da UFPR do Setor UFPR Litoral e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, apresenta manequins em tamanho real com as vestimentas e expressão corporal dos Orixás, deuses do Candomblé, ancestrais africanos responsáveis por proteger as forças que regem a natureza.



cartaz da exposição deuses que dançam apresenta uma pessoa coberta com barbantes, da cabeça aos pés, segurando um objeto cilindrico e com o corpo inclinado para a frente






A proposta da exposição é trazer, independente de crença religiosa, a estética da cultura proveniente do Candomblé, como suas danças e sua música. Além disso, “Deuses que Dançam” possibilita o conhecimento do universo das divindades representadas a partir de objetos, cores, enfeites, contas, comidas, bebidas, músicas, trajes típicos, gestos e coreografias características.

As indumentárias e acessórios da mostra foram desenhados por Milah Gouveia, com colaboração de Breno Oberdan, Mariana Rossafa e Suellen Inouhe e os manequins foram desenvolvidos por Rhodrigo Clhöe e executados por Otoniel Cruz Pessoa.

A exposição integra a programação do mês da Consciência Negra da UFPR, organizado pela reunião de órgãos, grupos de pesquisa e extensão, coletivos de estudantes e parceiros externos, sob o selo “Negritude UFPR”, que traz diversas atividades que se relacionam com o tema não só apenas em novembro, mas também no decorrer do próximo ano..



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso consultar o Departamento de Recursos Humanos da Seed.
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.