I. Colóquio Nacional sobre Currículo, Território e Diversidade Étnico-Cultural
Colóquios
Início : Quarta-Feira 21 Novembro 2018, 8:00
Fim : Sexta-Feira 23 Novembro 2018, 20:00
Informação de contato

Local:

Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá

Rua: Rua Antonio Carlos Rodrigues, 453

Paranaguá - PR
Email :
URL : http://www.cetedec.com.br/classes/view/viewMain.php


evento


Entre os dias 21, 22 e 23 de novembro de 2018, o Grupo de Pesquisa CTDEC (Currículo, Território e Diversidade Étnico-Cultural) e o Grupo de Pesquisa SOCIORELIGIO (Mudanças e Dinâmicas das Religiosidades Populares nos Territórios e Populações Tradicionais do Paraná) do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá, realizará o I. Colóquio Nacional sobre Currículo, Território e Diversidade Étnico-Cultural e o I. Simpósio Nacional sobre Religiosidades Populares e Identidades Coletivas e o I. Seminário Regional sobre Povos Originários: Cultura, Sustentabilidade e Modos de Vida.

São eventos integrados em único formato com espaço plural de discussões, troca de experiências e maior aproximação e convívio entre pesquisadores(as), acadêmicos(as), atores sociais e a comunidade em geral organizados por ambos os grupos de pesquisa.

Grupo de Pesquisa CTDEC: caracteriza-se como espaço de leituras, debates, reflexões e pesquisa no que tange aos diferentes processos complexos de concepções em torno do currículo nas interfaces com as de território e diversidade étnico-cultural. Ao considerar que somos o país da diversidade étnico-cultural, entretanto, existe uma parcela da população brasileira cuja realidade social ainda é, em parte, historicamente invisível aos olhos dos gestores públicos, bem como da Academia. Pesquisa o silenciamento e a marginalização das populações e comunidades tradicionais por um saber hegemônico, principalmente, no currículo e nos materiais didáticos, em escolas localizadas dentro de territórios específicos. Nesse sentido, parte do pressuposto que a organização curricular oficial ignora os saberes e conhecimentos das populações tradicionais reproduzindo a instrução tradicional como modelo do sistema educacional; preocupação esta, demonstrada no tema central da edição desse Colóquio: "Currículo, Território e Temporalidades em Disputa".

Grupo de Pesquisa SocioReligio: volta-se ao estudo das novas mudanças e dinâmicas das religiosidades populares nos territórios tradicionais - áreas periféricas urbanas e rurais no Paraná - desenvolvendo pesquisas que demonstrem interconexões entre saberes/conhecimento, técnicas, ritos, festas, institucionalidades, discursos, movimentos religiosos e crenças, na relação sócio/etno/diversificada dos seus atores com a atual sociedade globalizada do conhecimento e da informação, no qual o campo religioso de poder e subjetividades tornam-se latentes de investigação. Tem interesse na investigação sobre acomplexidade de práticas e dos conflitos e silenciamentos entre atores e agentes religiosos em torno do território de populações tradicionais do mundo rural, bem como de áreas periféricas urbanas e de temas que priorizam a compreensão de tais dinâmicas atuais, na complexidade das relações do debate do campo religioso brasileiro e latino-americano. Portanto, o espaço construído coletivamente volta-se as discussões de temas interconexos que caracterizam a edição desse Simpósio: "Pluralismo Religioso e Interculturalidade na Contemporaneidade".

Grupo de Trabalho Povos Originários: Cultura, Sustentabilidade e Modos de Vida: diante do presente cenário de espoliação de direitos das populações indígenas no Brasil, volta-se para o diálogo entre pesquisadores, militantes e membros de comunidades, privilegiando o debate em torno dos direitos dos povos originários, sendo um espaço de trocas que possam contribuir para a reexistência das populações indígenas de nossa região sintetizada no tema norteador do Seminário: "Terra, Área de Vida e Sustentabilidade dos Povos Originários".

Inscrições com submissão de trabalhos

Inscrições ouvintes



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso consultar o Departamento de Recursos Humanos da Seed.

Disciplina - Ensino Religioso -
http://ensinoreligioso.seed.pr.gov.br