Ensino Religioso
18/08/2008
A fé ao alcance do mouse
Elisangela Bello - A GazetaQuem pratica alguma religião e por algum motivo não pode ir à igreja não precisa mais sair de casa para acompanhar os cultos. Além da vasta programação no rádio e na TV, que atende a diversos credos, o fiel já pode assistir à pregação do seu pastor local, em tempo real, pela internet. Se você achou a opção impessoal, saiba que essa não é nem de longe a proposta das igrejas, que apostam cada vez mais na tecnologia para atender às necessidades dos fiéis e para fazer com que mais gente abrace a fé.
A Primeira Igreja Batista de Vitória, por exemplo, já oferece essa opção em seu site desde 2003. Quem acessa a página pode, além de assistir ao culto, participar dele. "Temos uma equipe que fica só respondendo aos e-mails durante o culto e repassa os pedidos de oração ao pastor, que os atende na hora", explica o administrador da igreja Eltro Pimentel Lopes.
Quase 40 voluntários, divididos em equipes, são responsáveis pelas filmagens do que vai ao ar no site e pelo atendimento on-line. Lopes garante que o recurso não fez com que a quantidade de pessoas nos cultos diminuísse. "As pessoas continuam participando, e quem vive fora do país também pode matar a saudade", ressalta.
O mesmo recurso vai fazer parte também do cotidiano dos batistas da Mata da Praia, em Vitória, a partir de dezembro. A webtv é o principal projeto da igreja, mas os voluntários se dividem em várias atividades no portal: relações públicas, imagem e som, atualização do site, o que não falta é trabalho para manter a igreja informada e atrair novos fiéis.
Além das transmissões, católicos e evangélicos desfrutam dos recursos da rede para enviar pedidos de oração, intenções para missas, baixar estudos bíblicos e pregações, além de bater papo com companheiros de igreja nos chats ou pelos sites de relacionamento.
Evangelização on-line
Se para muitos essa é uma nova forma de viver a fé, para o responsável pelo Departamento de Comunicação da Assembléia de Deus de Andorinhas, em Vitória, Sérgio Lacerda dos Santos, o site da igreja se tornou um meio de evangelizar. "A maioria dos acessos é de pessoas não ligadas à igreja, que se interessam pelos estudos bíblicos", conta.
Sites ajudam a arranjar namorado do mesmo credo
Se no mundo virtual há espaço para todos os credos, nessas crenças também há um cantinho para quem procura sua cara-metade. Os sites de namoro e encontros entre fiéis são comuns na rede. Além de se cadastrar e dar detalhes do perfil da pessoa procurada para viver um relacionamento sob as bênçãos da igreja, o fiel pode acessar o perfil de outros internautas que seguem na mesma busca.
Se o namoro engrenar, nas páginas também há espaço para os testemunhos de quem está feliz da vida com seu par. "O primeiro passo é orar, o segundo é procurar", diz o slogan do site Amor em Cristo.
Quem deseja investir mais que tempo à procura do par ideal entre membros da igreja pode até pagar pelo serviço de cupido virtual. O site Solteiros do Ave Maria é voltado para católicos praticantes que desejam encontrar o futuro cônjuge, mas para se cadastrar é preciso se tornar sócio.
Serviços
Mas os fiéis não buscam só companhia entre os membros da igreja. O noticiário nacional e internacional também tem espaço, além de informações de utilidade pública, dicas de saúde e avisos de interesse da comunidade onde a igreja funciona.
"Nossa igreja tem médicos, nutricionistas, pessoas que podem dar orientações", explica o ministro de Comunicação da Igreja Batista da Mata da Praia, Ismael de Souza, em referência à programação da webtv da igreja, que começa a funcionar em dezembro.
Análise: Religião precisa de contato
Esse processo é irreversível. A tendência é que o uso da tecnologia cresça cada vez mais pelas religiões. Na Igreja Católica, esse uso ainda é tímido, mas tem aumentado nos últimos anos. O que não pode acontecer é a religião ficar só nessa dimensão virtual, porque vai produzir um fiel desenraizado, sem relações pessoais. Se as pessoas não se vêem, não se tocam, acontece o empobrecimento dessa prática religiosa. Por outro lado, há o risco para aqueles que não têm nenhuma orientação religiosa de se ligar a grupos desconhecidos, com diretrizes religiosas perigosas. Além da internet, também há a dimensão mercadológica, da religião como produto, o que não é novidade. A religião no mundo virtual também mostra a carência e o vazio em que vive o homem. Essa busca pelo sentido da vida, que a pessoa tem e que, às vezes, nem a religião consegue suprir. Hoje quem quer assistir a uma missa ou a um culto pode fazê-lo sem ter de sair de casa. Então, perde-se a relação com a comunidade.
Edebrande Cavalieri. Doutor em Ciências da Religião e professor de Filosofia da Ufes
Gente jovem reunida na internet
Uma forma de comunicação ágil, acessível a todos, feita por jovens para jovens. Pensando num veículo assim, foi que o pessoal do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Praia do Suá criou o site www.ejcvitoria.com. Para surpresa deles, o que era para ser apenas uma espécie de mural virtual virou um ponto de encontro e até chamou a atenção de jovens católicos de outros Estados.
"Já chegamos até a viajar para Minas por conta do site. Jovens de lá viram a página e nos convidaram para ir até lá. Foi então que vimos o poder da internet", conta Graça Melina Nunes, de 24 anos, que faz parte do grupo.
A idéia, que partiu de Nilson de Castro, 25, e de Glécia Martins, 29, já ganha adeptos até entre internautas mais velhos da paróquia São Pedro, na Praia do Suá. Diante da experiência, segundo Melina, os jovens até sugeriram nas reuniões do sínodo (nome dado ao processo de revisão de diretrizes que a igreja está fazendo), que estão sendo realizadas pela arquidiocese de Vitória, que a igreja invista mais na comunicação.
Culto on-line até dezembro
Um ponto de encontro virtual, voltado para a evangelização, avisos da igreja e também espaço para utilidade pública. Assim é o portal criado pelo Ministério da Comunicação da Igreja Batista. A equipe agora se prepara para transmitir a partir de dezembro deste ano pela Internet, em tempo real, os cultos que acontecem aos domingos.
O novo meio de comunicação já caiu no gosto da igreja e não é acessado só pelos jovens, como conta o responsável pela atualização do portal Leandro Gomes, de 23 anos. "As pessoas deixam mensagens, elogiam o site. E o público não é só jovem, varia muito", conta. Por enquanto os cultos já estão sendo gravados, armazenados em DVD.
Como organizar tantos voluntários em torno de uma idéia? Tudo funciona com a ajuda de uma escala e do pique dos jovens que são maioria no ministério.
Velas eletrônicas para pagar promessa
O fogaréu é coisa do passado: a tecnologia tornou virtual até a badalada dos sinos. Já imaginou entrar numa igreja que tenha velas eletrônicas no lugar das chamas tradicionais, oratório digital, sino e água benta eletrônicos? Se você achou moderno demais, saiba que essas e outras novidades já fazem parte do cotidiano de muitas paróquias pelo país a fora e estão sendo procuradas até no exterior.
Os produtos são vendidos pelo empresário paulista João Barassal Neto, de 50 anos, devoto de Santa Rita e dono de uma história de vida que impressiona tanto quanto seus produtos. "Eu e minha mulher sonhávamos com um filho, mas já havíamos tentado várias vezes sem sucesso. Depois de cinco inseminações, ela engravidou de trigêmeos. Logo depois começou a abortar. Prometi, então, a Santa Rita de Cássia, que se pelo menos um dos meus filhos sobrevivesse, eu modernizaria a igreja dela. Na semana seguinte, dois dos três fetos simplesmente desapareceram, e o que ficou estava perfeito", contou.
Ele não só modernizou a igreja dedicada à santa, em São Paulo, como começou a ser procurado por igrejas do país todo por causa dos produtos inventados. "A vela eletrônica já existe na Europa, de um jeito diferente. Cada uma tem um software, e elas falam. Têm dez frases gravadas e escolhidas aleatoriamente quando a pessoa põe a moeda", explicou. "Tenha fé, Santa Rita atenderá seu pedido" é uma das gravações.
Para que uma das velas do velário eletrônico fique acesa por 15 minutos, o fiel deve depositar uma moeda de R$ 0,25. O catálogo da empresa já conta até com um velário feito com a tecnologia bluetooth. "A pessoa coloca a moeda no cofre, e a vela acende no altar", detalha.
O maior sucesso de vendas da empresa de João, porém, é a água benta eletrônica. Um sistema criado por ele que isola a água abençoada num compartimento que, fixado à parede das igrejas, detecta por um sensor a mão humana e solta duas gotinhas. Cada aparelho custa cerca de R$ 600,00.
Vela virtual
Quem quiser rezar por alguém pode fazê-lo pela Internet. É só "acender" uma vela digital num site, deixando uma dedicatória e assinatura.
Cultos e missas on-line
Igrejas evangélicas e católicas já disponibilizam o recurso em seus sites. Aqui no Estado, a pioneira foi a Primeira Igreja Batista de Vitória, que, desde 2003 transmite seus cultos em tempo real. Basta sentar em sua poltrona, ligar o computador e assistir. A idéia é atender a quem não pode sair de casa ou está viajando. Os fiéis também podem participar dos cultos em tempo real, mandando e-mails.
Chat
Quem professa a mesma fé também tem seus espaços de bate-papo, independente da faixa etária. São grupos de discussão sobre temas religiosos, bíblicos, relacionamento em família, etc.
E-books
Além de trechos da Bíblia (e até o livro todo), os religiosos podem baixar estudos bíblicos e outras publicações diretamente da internet.
Sermões, pregações, orações e shows em vídeo e áudio para download
Quer orar junto, assistir à apresentação de um grupo famoso ou à pregação daquele pastor? Não precisa mais sair de casa, está tudo disponível pelo computador nos sites católicos e evangélicos.
Webtv
Além dos cultos e missas online, as webtvs das igrejas também prestam serviços aos fiéis e à comunidade em que estão inseridos, com programas de utilidade pública e dicas de saúde, por exemplo.
Atendimento on-line
Enquanto o culto online acontece, há pessoas preparadas para receber os pedidos de oração e já repassá-los ao pastor para que ele os atenda de imediato.
Rádio on-line
Os sites mais bem desenvolvidos também disponibilizam a programação de rádios ligadas à denominação religiosa para o fiel internauta.
Intenções para missa via e-mail
Esse já é um recurso disponível para os fiéis da Paróquia de São Pedro, da Enseada do Suá, através do site da igreja.
Boletins e jornais para download
As notícias das igrejas locais também estão nos sites, é só baixar.
Terço on-line
A oração católica faz parte das programações das TVs e também é transmitido pela internet. Basta acompanhar pela telinha do computador e rezar junto de casa, com todo conforto.
Mp3 e cifras
Equipes e ministérios de música podem baixar os sucessos dos cantores e bandas religiosos, assim como acompanhar de perto os lançamentos dos novos cds.
Orkut
O site de relacionamentos também é cheio de comunidades ligadas à diversos credos, com comunidades de discussão de temas ligados à religiosidade.
Blogs
Os diários pela internet também já caíram no gosto dos fiéis mais jovens.