Disciplina - Ensino Religioso

Ensino Religioso

29/12/2008

10% da população não comemora o Natal

EPTV Ribeirão
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 10% da população brasileira diz não ser cristã. Apesar de não comemorarem o nascimento de Jesus Cristo, muitas pessoas aproveitam o feriado para reunir a família.
Ao todo, 18 milhões de pessoas não são adeptas às tradições natalinas. Em Ribeirão Preto, na mesma proporção, seriam aproximadamente 55 mil pessoas que não comemoram.
Na casa do empresário Ricardo Suzuki, por exemplo, a família é de tradição budista e não se preocupa com a data que movimenta a maioria das pessoas. “Nós respeitamos a data que é importante para os cristãos, mas no dia 25 reunimos a família para uma festa ou churrasco”, explica.
Na comunidade de candomblé, liderada por Paulo Oliveira, não há qualquer tipo de celebração, mas sim, uma reunião de amigos e parentes. “As pessoas se reúnem, mas não há nenhuma conotação cristã”, explica.
Em contrapartida, todas as religiões festejam o ano novo, momento de avaliação do que passou e de estabelecer novas metas para recomeçar. “As pessoas adeptas aos orixás se vestem de branco e pedem aquilo que é censo comum para todas as religiões, como saúde, prosperidade e paz no coração”, afirma Oliveira.
Segundo o teólogo e sociólogo Ubaldo Silveira, algumas religiões não comemoram o Natal, porque não consideram Cristo como aquele que foi enviado por Deus para ser o salvador da humanidade, como pregam os cristãos. “O Papa Julio I estabeleceu a data 25 de dezembro e, na Bíblia, existem registros de como foi o nascimento”, afirma.
Acessado em 29/12/2008 no sítio do EPTV. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.