Disciplina - Ensino Religioso

Ensino Religioso

23/01/2009

O ritual do Botafumeiro na catedral de Santiago de Compostela

A catedral de Santiago de Compostela, na Galícia, é um grande centro de peregrinação desde a Idade Média, ponto de encontro de várias rotas denominadas de Caminho de Santiago.
Um dos momentos mais esperados pelos peregrinos, é a missa das 12hs, dedicada especialmente aos que chegam. Na celebração, realiza-se o ritual do Botafumeiro - um turíbulo com muita fumaça e insenso percorre a nave da cadetral insensando o ambiente.
Reza a lenda que este ritual foi criado na Idade Média, quando os peregrinos chegavam à catedral com poucas condições de higiene. O cheiro era insuportável, e a missa, com vários peregrinos "naquelas condições", devia ter quase o odor do inferno...Então, a solução foi criar a "tradição" do Botafumeiro peregrino, algo como uma aromaterapia medieval...
Hoje o Botafumeiro é uma atração turística. Para assistir ao "espetáculo" tem que pagar. Geralmente os "turistas" pagam e os "peregrinos" agradecem.
Acessado em 23/01/2009 no sítio do SRZD. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.