Disciplina - Ensino Religioso

Ensino Religioso

18/09/2012

Obra de Aleijadinho, Cristo é achado em Itu

José Maria Tomazela | O Estado de São Paulo

Uma escultura representando Jesus Cristo crucificado, com o corpo esguio e na posição de dançarino de balé clássico, acaba de ser identificada como obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e já atrai estudiosos a Itu, a 98 quilômetros de São Paulo. De acordo com o pesquisador Marcelo Coimbra, a imagem estava entre as peças de um colecionador mineiro, mas ele não havia atentado para a característica invulgar do trabalho.

"Quando retirei o Cristo da cruz para remover um dos braços, que não era autêntico, percebi que se tratava de uma raridade", diz. A escultura, em madeira com vestígios de policromia, mede 30 cm e foi feita provavelmente entre 1781 e 1790. De acordo com a avaliação do historiador Márcio Jardim, autor dos mais recentes catálogos gerais da obra do mestre mineiro, a imagem pertence ao ciclo de plena maturidade do artista, marcada pela extrema erudição e erotismo. "O perizonium (pano que recobre as partes pudicas) é curto, mostrando o seu corpo completamente desnudo em seu perfil direito", escreve no laudo. Os cabelos de Cristo recaem sobre o ombro direito em mechas sinuosas, revelando o rosto típico do mestre, semelhante ao Cristo Crucificado do Museu do Aleijadinho, em Ouro Preto.

"A obra evidencia a plena maturidade técnica de Aleijadinho no que se refere à anatomia", detalha o laudo. Coimbra planeja mostrar o Cristo bailarino com outras esculturas da mesma fase. Por ora, a peça está à disposição apenas de pesquisadores, como um grupo que já o procurou, interessado em expor a obra em Minas.

Foto da escultura de Cristo
Esta notícia foi publicada do site Estadão em 18 de Setembro de 2012. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.