Ensino Religioso
04/03/2013
Cardeais iniciam debate sobre futuro papa
Por Bernardo M. Franco, Felipe Seligma e Fabiano MaisonnaveCardeais de todo o mundo começam hoje (04/03), no Vaticano, a preparação do conclave que escolherá o sucessor do papa emérito Bento 16.
Às 9h30 de Roma (5h30 de Brasília), os religiosos se reunirão pela primeira vez na Congregação Geral, convocada para discutir a transição no comando da igreja.
A Congregação Geral, que começa hoje (04/03), serve como termômetro da receptividade aos mais cotados para papa, embora também participem os cardeais com mais de 80 anos, que não terão direito a voto.
O conclave não tem candidaturas formais, mas os cardeais aproveitam o período de Sé Vacante para articular, nos bastidores, o apoio a seus preferidos antes de se trancarem na Capela Sistina.
Segundo religiosos que participaram do conclave de 2005, nomes não são citados nos debates. No entanto, os cardeais começam a sinalizar suas intenções de voto ao enumerar as qualidades que esperam ver no próximo papa.
Os eleitores devem buscar um sucessor capaz de enfrentar problemas como a perda de fiéis, os escândalos de pedofilia e as suspeitas de corrupção no Vaticano. Nesta fase preparatória, os cardeais também estabelecerão a data do conclave. Espera-se que a eleição comece até o dia 11.
Esta noticia foi publicada no site Folha de São Paulo, em 04/03/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.