Ensino Religioso
23/07/2014
Secretaria da Educação publica livro de ensino religioso
Ensino Religioso: diversidade cultural e religiosa. Esse é o título do livro produzido por professores da rede estadual de educação e organizado pelo Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação em parceria com a Associação Inter-religiosa de Educação (Assintec) para subsidiar a ação didático-pedagógica do professor de Ensino Religioso.O livro contempla as diferentes tradições religiosas e as quatro matrizes existentes: Africana, Indígena, Ocidental e Oriental. “Conhecer os diferentes tipos de religião é um direito do aluno. Este livro é um instrumento de promoção à diversidade e igualdade e contribui para a formação básica do cidadão”, comentou Telma Faltz Valério, chefe do DEB.
Ela explica que o livro não prioriza uma religião em detrimento de outras formas de culto, mas mostra a heterogeneidade de práticas religiosas, o que é um elemento que oportuniza o respeito, o conhecimento e a tolerância religiosa.
Para Carolina Nizer, uma das organizadoras do livro, o Ensino Religioso é importante como fomentador do diálogo entre culturas e diferentes religiões. Assim, deve ter um caráter laico, pluralista e legal, não podendo privilegiar uma corrente religiosa.
Ao todo, serão distribuídos quatro mil exemplares às escolas da rede. Além disso, será disponibilizada a versão online no Portal da Secretaria.
A disciplina de Ensino Religioso deve ser obrigatoriamente ofertada pelas escolas públicas de ensino fundamental e promover a diversidade religiosa e a pluralidade cultural, sendo facultativo o aluno optar, no ato da matrícula, por frequentar ou não as aulas, conforme instrução da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.