Disciplina - Ensino Religioso

Informativos

31/10/2017

Edição Especial - Inscrições na Nova Plataforma Freire (Novo Parfor)

Informativo

Edição especial

Inscrições na Nova Plataforma Freire (Novo Parfor)

Estão abertas as inscrições na Plataforma Freire até o dia 01/12/2017, para atender à Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, e “assegurar que professores e professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam”, conforme a meta 15.4 do Plano Nacional de Educação.

Até o dia 01/12/2017 a Plataforma Freire estará aberta para cadastro de currículo e solicitação de vaga, para atender à Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação e “assegurar que professores e professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam”, conforme a meta 15.4 do Plano Nacional de Educação.

A plataforma pode ser acessada pelo link: https://freire2.capes.gov.br

O período de cadastro do currículo e solicitação de vaga vai de 16/10/2017 a 01/12/2017.
?
?Informamos que o professor não está obrigado a preencher todos os campos do currículo para solicitar uma vaga. Apenas os dados pessoais, sua formação acadêmica (ensino médio e graduação, se for o caso) e o local onde trabalha? são obrigatório?s?. Isso porque tais dados são necessários para que seja possível definir o curso que o professor precisa. (O professor é livre para decidir se acha importante fornecer as demais informações do currículo.).
?
?Após o preenchimento das informações básicas sobre atuação e formação?,? o professor poderá cadastrar mais de uma indicação  de curso:
  • Licenciatura em diferentes áreas para professores que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina em que atuam em sala de aula;
  • Especialização em Educação infantil para os professores, com formação superior, que atuam nessa etapa da educação;
  • Especialização em Alfabetização para os professores, com formação superior, que atuam nas séries iniciais;
  • Especialização em Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais;
  • Especialização em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental;
  • Especialização em Língua Portuguesa para professores, com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental. 
?As secretarias de educação realizarão a análise das inscrições de 13/11/2017 a 15/12/2017 e, após o término do período de análise das vagas solicitadas, será extraído do sistema o levantamento dos cursos e das vagas solicitados que constarão no Edital do Profic - Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica?, programa este que substituirá o atual Parfor - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. ?

Os canais para esclarecimento? junto à Capes são: freire@capes.gov.br e 0800-616161 (opção 7) - com pessoal disponível para ajudar os professores caso tenham problemas com acesso ou dúvidas.?



Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.